quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Maquiagem na História

A maquiagem já foi utilizada com vários significados. Era utilizado como recursos para camuflar e assustar os inimigos( como faziam os caçadores e coletores da antiguidade), como forma de identificação por alguns grupos, e até como forma de marcar passagem da adolescência para a idade adulta ( como nas tribos indígenas e africanas).

Mais tarde foi descoberto o Kohl, uma mistura de carvão misturado com óleo vegetal e gordura animal. Essa mistura era utilizada pra proteger os olhos contra infecções e também uma barreira contra raios solares, ulitizada por homens, mulheres e crianças.

A partir desse época a maquiagem ganhou uma conotação diferente, passou a ser usada e apreciada pelas mulheres até os dias de hoje. Depois dos Egípicios, os Gregos e Romanos aderiram o hábito. Na Idade Média, as mulheres queriam sempre parecer mais bonitas, de acordo com o padrão da época. Tiravam as sobrancelhas e faziam de tudo para evitar o sol, usando os pós para deixar a pele mais clara. Mas foi na França que os cosméticos se instalaram definitivamente. No Início do século passado eles foram popularizados em todo mundo, a partir da revolução industrial, que tornou a fabricação muito mais simples, aliada a invenção do cinema, que exibia lindas mulheres maquiadas que difundiram um modelo de beleza e que se espalhou por todo o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário